“Cadê o lixo que estava aqui?”

Programa de oficinas pedagógicas “Cadê o lixo que estava aqui?”

O que é

É um percurso pedagógico em que professoras, professores e estudantes têm a oportunidade de dialogarem e de refletirem com profundidade sobre consumo e resíduos. E, a partir disso, pensarem sobre qual o papel que lhes cabe na complexa teia da responsabilidade compartilhada.

Quem participa

Professoras, professores, alunas e alunos do último ano do Ensino Infantil ao terceiro ano do Ensino Médio.

Como funciona

O percurso foi desenvolvido para que as e os participantes tenham a oportunidade de ampliarem seu repertório, debaterem e construírem coletivamente o conhecimento. Para isso sugerimos as seguintes etapas:

1 Formação de professores: esse é o primeiro momento de troca em que as educadoras e os educadores ambientais do Instituto Estre têm a oportunidade de compartilhar uma série de informações sobre educação ambiental e a intrínseca relação entre consumo e resíduos. Além de também terem a possibilidade de apresentar algumas atividades que podem ser desenvolvidas em sala de aula, iniciando um novo projeto ou somando às ações em andamento em outros.

Todo o encontro é pensado para que seja uma conversa interessante e divertida. As professoras e professores compartilham suas vivências na escola, enriquecendo a experiência de cada um(a).

2 Na escola: é muito importante que as professoras e os professores iniciem um diálogo com suas turmas. Para apoiar esse momento, o Instituto Estre criou uma série de materiais didáticos, adequados às distintas faixas etárias, com propostas de atividades para serem desenvolvidas na escola. Dentre essas, podem-se selecionar as que mais se encaixam com o grupo com que se vai estabelecer o diálogo, ou aplicar a totalidade da proposta. Não importa! O importante é que todas e todos conheçam um pouco mais sobre as questões que envolvem os temas consumo e resíduos.

As professoras e os professores são as pessoas adequadas para saber como e com que profundidade abordarão o tema com seus alunos e alunas.

3 Oficina e visita ao aterro sanitário: as educadoras e os educadores ambientais recebem as turmas em um dos três Centros de Educação Ambiental do Instituto Estre e, de forma lúdica e adequada às idades, desenvolvem uma oficina em que aprofundam os conteúdos abordados na escola. Em seguida a turma é convidada a conhecer um aterro sanitário da Estre Ambiental, vendo de perto as tecnologias disponíveis para a disposição final dos resíduos sólidos e tendo dimensão do volume gerado cotidianamente.

Hoje o Instituto Estre tem três Centros de Educação Ambiental, esses espaços educadores estão presentes em Paulínia, SP; Fazenda Rio Grande, PR, e Itaboraí no Rio de Janeiro.

As oficinas não se restringem aos Centros de Educação Ambiental, dependendo das parcerias estabelecidas, podem ser realizadas nas escolas. Como aconteceu em Rosário do Catete, SE, Feira de Santana, BA e outras cidades brasileiras.

4 Socialização: ao retornarem à escola as turmas seguem para o encerramento do percurso. Retomando os materiais didáticos, as professoras e professores encontram sugestões de atividades que propõem ao grupo a sistematização, a partir de sua experiência, das informações adquiridas ao longo do processo. Além da organização é importante que as turmas socializem o que aprenderam.

Qual a importância?

Há anos as escolas têm o desafio de integrar a educação ambiental em seu fazer pedagógico e um dos temas mais trabalhados até hoje é o do resíduo. Mas é necessária e urgente a ampliação e a qualificação desse debate. Integrando diferentes áreas do conhecimento, o Programa de Oficinas Pedagógicas propõe o entendimento do consumo e da geração de resíduos como parte de um mesmo processo, que precisa ser reavaliado e que vem causando enormes impactos de ordem ambiental, social e econômica.

Histórico

O Programa de Oficinas Pedagógicas do Instituto Estre existe desde 2008 e, de lá até junho de 2015, já contou com a participação de 3.931 professoras e professores em formação, 133.095 estudantes e outros 8.583 educadores em oficinas. Os cadernos com sugestão de atividades já estão em seu terceiro formato, sendo atualizados conforme as necessidades apontadas pelos participantes.

Para participar

São Paulo Paraná Rio de Janeiro Outras localidades

Materiais didáticos para download

Criados e avaliados por uma equipe multidisciplinar, os materiais didáticos do Instituto Estre servem para apoiar professoras e professores interessados em dialogar com suas turmas sobre consumo e resíduos.

As atividades foram pensadas para o contexto da escola e da educação formal, porém, vêm sendo aplicadas por outros espaços educadores, como projetos de educação no contraturno e ONGs.

Caderno conceitual

Antes de iniciar as atividades com os alunos e alunas, sugerimos a leitura deste volume que reúne importantes informações sobre a intrínseca relação entre consumo e resíduos, além dos temas: ciclo de vida dos produtos, valorização e disposição final, efeito estufa, Política Nacional de Resíduos Sólidos, etc.

Criado a partir do pedido das professoras e professores participantes do Programa de Oficinas Pedagógicas.

Cadê I

Com atividades desenvolvidas para os alunos e alunas da Educação Infantil (a partir de 5 anos completos) e dos 1ºs e 2ºs anos do Ensino Fundamental. Aqui você encontra:

1 O que consumi e descartei ontem?

2 As coisas que jogamos fora se transformam?

3 Como construir uma minicomposteira

4 Acervo de brincadeiras tradicionais

Cadê II

Antes de iniciar as atividades com os alunos e alunas, sugerimos a leitura deste volume que reúne importantes informações sobre a intrínseca relação entre consumo e resíduos, além dos temas: ciclo de vida dos produtos, valorização e disposição final, efeito estufa, Política Nacional de Resíduos Sólidos, etc.

1 O que consumi e descartei ontem?

2 As coisas que jogamos fora se transformam?

3 Dando novos destinos para o que já usamos

4 Como construir uma minicomposteira

5 Como fazer uma feira de trocas e Festa escolar sustentável

Cadê III

Com sugestões de atividades desenvolvidas para os alunos e alunas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Você encontra:

1 De que é feito meu objeto preferido?

2 Os quatro R’s e meu objeto preferido

3 Histórias do aterro

4 Cada um e todos pensando sobre o consumo e os resíduos

5 Outras propostas: minicomposteira, Com-Vida, Feira de trocas, Festa escolar sustentável

Cadê IV

Sugestões de atividades a serem desenvolvidas com alunas e alunos do Ensino Médio. Você encontra:

1 De que é feito meu objeto preferido?

2 Os quatro R’s e meu objeto preferido

3 Discutindo a publicidade

4 A embalagem é sustentável?

5 Sessão de cinema

6 Cada um e todos pensando sobre o consumo os resíduos

7 Outras propostas: Com-Vida, Coleta seletiva na escola, Feira de trocas, Festa escolar sustentáve

Conheça os materiais antigos

Optamos por disponibilizar os antigos materiais didáticos do Instituto Estre para que possam continuar a apoiar as ações de educação ambiental na escola e em outros espaços educadores.

Para aquelas e aqueles que participam hoje do percurso sugerido pelo Programa de Oficinas Pedagógicas, indicamos o uso das oficinas atuais que integram mais os debates sobre consumo.