Parcerias

Por acreditar no potencial das ações conjuntas e coletivas o Instituto Estre sempre esteve aberto a somar esforços para a ampliação do debate sobre educação ambiental. Ao longo dos anos tem se reunido a diferentes instituições para fazer valer a sua missão.

A parceria entre o Instituto Estre e a Fundação Iochpe tem como objetivo a inclusão de uma aula sobre educação ambiental na grade curricular do curso de ensino profissionalizante, ministrado por empresas parceiras que participam do Projeto FORMARE. Além da aula, as turmas são convidadas a fazerem uma visita ao Centro de Educação Ambiental do Instituto Estre e ao aterro sanitário na cidade de Paulínia, São Paulo.

As Oficinas Pedagógicas do Instituto Estre foram adaptadas para compor o Banco de Oficinas de Educação Integral da Fundação Itaú Social , no portal Educação&Participação. Com a intenção de estimular a reflexão e promover práticas bem-sucedidas, o site disponibiliza conteúdos formativos e informativos, contribuindo para o trabalho com crianças, adolescentes e jovens em escolas ou organizações não governamentais.

Por meio do programa Lugares de aprender : a escola sai da escola, a FDE e o Instituto Estre estabeleceram uma parceria. Com a intenção de dar a oportunidade para que professoras, professores, alunas e alunos da rede estadual da Região Metropolitana de Campinas tivessem acesso ao Programa de Oficinas Pedagógicas “Cadê o lixo que estava aqui?”. As turmas do período noturno também foram contempladas, pois, a partir da parceria, o Instituto Estre passou a abrir suas portas à noite.

Os materiais didáticos do Instituto Estre foram disponibilizados em todas as Salas Futura – distribuídas em diferentes pontos do país e construídas em parceria com diferentes órgãos e associações. O objetivo é disseminar o debate sobre meio ambiente, responsabilidade compartilhada e consumo e resíduos.

Em parceria com o MEC (Ministério da Educação) o Instituto Estre participou da elaboração da metologia da IV Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente – “Vamos cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis”, em 2013. No decorrer do encontro, as Oficinas Pedagógicas “Cadê o lixo que estava aqui?” fizeram parte da programação para os(as) jovens delegados(as).

Uma aula sobre educação ambiental, consumo e resíduos foi incluída na grade curricular do curso profissionalizante oferecido pelo Projeto Pescar . O Instituto Estre , além de ministrar essa aula, recebe as diferentes turmas do curso em seu Centro de Educação Ambiental em Paulínia, São Paulo.

Compartilhar o conhecimento, essa é a meta desta parceria entre a Editora Oficina de Textos e o Instituto Estre . Seu resultado é o livro Reflexão e práticas em educação ambiental, que foi publicado e hoje está disponível para comercialização, contando com ampla divulgação e distribuição.

O Instituto Estre participou da Conferência Internacional Infanto-Juvenil – Vamos Cuidar do Planeta (CONFINT) realizada em 2010 e, em parceria com a UNESCO , responsabilizou-se por disseminar no Brasil a “Carta das Responsabilidades” , que foi escrita pelos(as) jovens delegados(as) de 53 países. Com esses, o Instituto Estre realizou as oficinas pedagógicas “Cadê o lixo que estava aqui?” – feitas em diferentes idiomas para contemplar a todas e todos.