Publicações

Reflexão e práticas em educação - 2012

‘Reflexão e práticas em educação ambiental’ discute questões atuais envolvendo ensino e meio ambiente, pondo o dedo na ferida da questão sobre consumo de bens, geração e descarte de resíduos, políticas públicas e pedagogia. Alia uma grande experiência prática, fruto de anos de pesquisas e debates sobre o tema conduzidos pelo Instituto Estre. O livro discute temas tradicionais da educação ambiental sob novas perspectivas, a formação de equipes de educadores ambientais e os impactos do consumo e da geração de resíduos, entre outros temas. Inclui também uma série de exemplos práticos de atividades pedagógicas para educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. Uma referência importante para professores, educadores ambientais e pesquisadores.

Resíduos sólidos no Brasil - 2014

A gestão de resíduos sólidos será um dos principais desafios para o Brasil nos próximos anos. A questão vem ganhando importância devido ao aumento considerável da geração de lixo - resultado das mudanças nos hábitos da população e do aumento da urbanização, da renda e do consumo -, o que pode gerar efeitos nocivos sobre o meio ambiente e a saúde pública. Para lidar com esse problema, foi promulgada, em 2010, a Lei Federal n. 12.305 (Lei dos Resíduos Sólidos), a qual prevê uma série de ações que buscam solucionar o problema do manejo dos resíduos sólidos no Brasil. 'Resíduos Sólidos no Brasil - oportunidades e desafios da Lei Federal n. 12.305', organizado pelo Centro de Informações Tecnológicas e Ambientais em Resíduos (CITAR), com a participação de diversos especialistas, oferece um amplo panorama da gestão dos serviços de manejo de resíduos sólidos no país, discutindo as principais propostas da nova lei e a aplicabilidade delas. A obra é leitura importante para acadêmicos e gestores que queiram implantar as ações adequadas para este campo no Brasil.

Escolas Sustentáveis - 2015

Este livro mostra projetos de escolas sustentáveis que levam em conta os desafios enfrentados diariamente por gestores e professores. Ele foi elaborado como uma troca de experiências, a partir de ações desenvolvidas pelo Instituto Estre em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Piracicaba e com a Secretaria Municipal de Educação de Curitiba. Sua metodologia parte de quatro frentes: currículo escolar, edificações, gestão e relacionamento com a comunidade. Formas de organização, planejamentos e cronogramas, aulas abertas, coletivos da escola, oficinas de cocriação e diversas outras práticas são descritas e analisadas pelos autores.